Vestígios da ponte ferroviária da EF Rio d'Ouro (1876-1969), Miguel Couto/Nova Iguaçu


 Vestígios do antigo pontilhão ferroviário em Miguel Couto/Nova Iguaçu da "Estrada de Ferro Rio d'Ouro/Linha Tronco" (1876 - 1969), com as duas adutoras no interior do arco em pedras pintado na cor verde atrás da ponte ferroviária. Por este pontilhão do século XIX, locomotivas à vapor trafegavam em direção a "Estação Ferroviária de Cava" (1883, EF Rio d'Ouro), para de lá se ramificarem ou para Jaceruba (Linha Tronco) ou para Tinguá (Ramal de Tinguá). Esta ponte foi desativada em 1969, sendo que alguns moradores mais idosos de Miguel Couto que entrevistei me relataram que os trilhos da EF Rio d'Ouro foram retirados meses depois, em 1970.
Atualmente, o local é usado como ponto de lava-jato e moto-táxi, em nada lembrando aquele PASSADO GLORIOSO E RIQUÍSSIMO onde trens vindos de Belford Roxo (antiga Brejo Calhamaço) e Areia Branca atravessavam esta velha ponte ferroviária com as duas adutoras ao lado num frenético movimento em direção aos mananciais da água da Serra de São Pedro e da Serra de Tinguá, nos contrafortes da "Estrada do Comércio" (1837) e de "Santana das Palmeiras" (1863), uma antiga freguesia iguaçuana do século XIX (Foto: Prof. Gilberto Souza dos Santos/Geraldo dos Santos)

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