Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé


 Antigo atracadouro em pedras e escada com três degraus do lendário Porto da Estrella, o porto fluvial mais importante durante o Brasil colônia e o Império do Brazil. Era o ponto inicial do Caminho do Inhomirim (1723), de onde tropeiros e mulas rumavam para as "Minas do Ouro" (Minas Gerais), via Serra de Petrópolis. A chegada da ferrovia na região da Villa de Estrella (EF Mauá, 1854, a 1a. do Brasil, inaugurada por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá) foi o início do declínio do outrora movimentado Porto da Estrella. A vila foi rebaixada a arraial em 1891, sendo transferida para a localidade de Vila Inhomirim, sendo parte anexada pela futura Duque de Caxias (que se emanciparia de Nova Iguaçu em 1943) e parte por Magé.

Comentários

  1. Um excelente canal para a divulgação da História da Baixada Fluminense.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Já coloquei o link do seu blog de pesquisas na coluna de parceiros do Saiba História. É só ir lá conferir. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)