Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)

 


 Pouquíssimos amigos sabem, mas a minha cidade de Duque de Caxias tem uma ilha fluvio-marinha nos limites com Magé: a Ilha do Morro Grande, no delta formado por pequenos afluentes e valados na desembocadura do Rio Estrela (antigo e HISTÓRICO Rio Inhomirim), no limite entre o Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé, um local totalmente ermo e hostil, mas que, entre os séculos XVII e XIX, FOI UM ARRAIAL vinculado a Freguesia de Inhomirim/Villa de Estrella, onde existiu, por quase 300 anos, a PODEROSA Fazenda do Mosquito, porta de entrada para o "Porto da Estrella" (1590-1891) pela foz do Rio Inhomirim.
A Fazenda do Mosquito foi uma grande propriedade produtora de cana de açúcar desde o século XVII, que pertenceu a colonos lusitanos sefarditas ("Cristãos-Novos"). Sabe-se que foi ativa até o início do século XIX, pois foi a porta de entrada para os viajantes que saíam do "Cais dos Mineiros" (atual Praça XV) em direção ao Porto da Estrella, de onde os viajantes subiam o "Caminho do Proença ou do Inhomirim" (1723) em direção às "Minas do Ouro" (Minas Gerais), numa viagem à pé ou em lombo de mulas por aproximadamente 17 dias, subindo a Serra de Petrópolis (antiga "Córrego Secco").

Comentários

  1. Mais um importante registro da história da Baixa Fluminense.
    Parabéns professor!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a fazendo do mosquito que preciso falar-lhe. Por favor entre em contato: 22 999767785. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. História interessante. Tenho mais informações e documentos sobre a referida fazenda do Mosquito, pois pertencia a meu ancestral. Sou da Ilha do Governador. Tenho muito interesse em trocar informações com você. Meu telefone 21991860800 (zap)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho interesse em tais informações. Disponibilizo aqui o meu zap 979245855. Sérgio.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias