Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias


 Antigo "Ramal São Bento x Ambaí" (1968-1988), na altura da Av. Pres. Kennedy (1928, antiga "variante" da Estrada Rio-Petrópolis), no bairro Lote XV, divisa intermunicipal entre Belford Roxo e Duque de Caxias.
O Ramal São Bento x Ambaí foi um ramal ferroviário aberto em 1968 para unificar a já retificada EF Leopoldina desde 1911 no São Bento/Duque de Caxias com a EF Melhoramentos do Brazil ("Linha Auxiliar" da EF Rio d'Ouro, 1892) em Ambaí/Nova Iguaçu, como solução criada para alcançar a Região Serrana e o Vale do Paraíba Fluminense após a extinção da "EF Príncipe do Grão-Pará" (1881-1964), que unia a "Raiz da Serra da Estrella" (1856, EF Mauá, atual Vila Inhomirim/Magé) até o alto da Serra de Petrópolis. Desde 1980, o movimento de cargueiros por este ramal diminuiu consideravelmente, sendo extinto para o tráfego regular em 1988. Em 1994, o último trem passou pelo Lote XV, sendo os trilhos retirados do leito em 1995/1996 (o leito atualmente é chamado de "Av. Beira Linha").
Um grande acidente ocorreu neste ramal em maio/1986 : um trem cargueiro da RFFSA estraçalhou um ônibus da TREL na passagem de nível (P.N.) com a Av. Pres. Kennedy, com diversas vítimas. Muitos nem imaginam que trens já passaram pelo Lote XV, Pq. Amorim e Vale do Ipê entre 1968 e 1988 (quando ainda pertenciam a Nova Iguaçu, pois Belford Roxo se emancipou em 1990). Enfim, restam as lembranças dos que tem esta linha férrea na memória.

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