Vestígios do Porto da Ribeira e da Capela de Nsa. Sra. das Neves (1612), Rio Jaguaré, Morro do Cangulo/Duque de Caxias



 Vestígios das localizações da Capela de Nsa. Sra. das Neves (1612), construída em taipa de pilão e sapê no alto do Morro do Cangulo e do Rio Jaguaré, a ORIGEM da "Freguesia de Nsa. Sra. do Pillar de Iguassu" (1571) e da "Igreja de Nsa. Sra. do Pillar de Iguassu" (1696), além do ainda oculto "Porto da Ribeira" (final do século XVI, provavelmente), o porto que dava acesso a Capela das Neves entre 1612-1696, quando a Freguesia do Pillar foi transferida, pelo arruinamento da primitiva capela no Morro do Cangulo, para o Rio Marobay (atual Rio Pilar), onde se encontra desde 1696 até os dias de hoje.
Eu, Prof. Gilberto, pretendo pesquisar em campo os vestígios do Porto da Ribeira, talvez a origem da Freguesia do Pillar ANTES MESMO do Rio Pilar. De fato, já encontrei documentação na historiografia que indica, a grosso modo, que a Freguesia do Pillar de Iguassu surgiu PRIMITIVAMENTE no atual Cangulo (atrás da atual Saracuruna), e não no bairro Pilar, isso 84 anos ANTES da Igreja do Pilar. As pesquisas continuam com determinação.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)