Vestígios do cais de ferro da EF Mauá (1854), Guia de Pacobaíba/Magé


 Vestígios do antigo pier de ferro (cais) da Estação Ferroviária de Guia de Pacobaíba (1854, EF Mauá, antiga Estação Mauá), a 1a. estação e a 1a. estrada de ferro do Brasil, localizados na atual Praia de Mauá/Magé. Este histórico pier de ferro é uma testemunha muda do 1o. transporte intermodal barco à vapor x trem em nossa Nação, onde barcos à vapor vinham da atual Praça XV, navegavam pela Baía de Guanabara até o porto da Praia de Mauá (atual Guia de Pacobaíba/Magé), onde os passageiros (inclusive a Família Imperial Brasileira) desembarcavam neste pier e subiam a lendária locomotiva "Baroneza", o 1o. trem que circulou em nossa Nação, em uma viagem de 14,5 km entre o Porto da Praia de Mauá até a atual Fragoso/Magé, sendo que dois anos depois (1856), a linha da EF Mauá chegou a "Raiz da Serra da Estrella" (atual Vila Inhomirim/Magé), já na subida da Serra de Petrópolis.
Este cais está oficialmente desativado desde 1962, sendo que há décadas não possui mais a cobertura de telhas, nem as colunas de ferro que sustentavam a cobertura, nem trilhos (as locomotivas avançavam pelo mar sobre este pier em pleno século XIX, até o ano de 1926, quando as barcas à vapor foram desativadas, restando o trem até 1962). Restam apenas a lembrança dos mais idosos que, ainda bem crianças, viram barcos e trens trafegarem pela atual Praia de Mauá em direção à Raiz da Serra de Petrópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)