Vestígios da Estação de Cassebú (1854, EF Mauá, antiga Inhomirim), Bongaba/Magé


 Vestígios sutis da Estação Ferroviária de Cassebú (1854, EF Mauá, antiga Inhomirim), a 1a. Ferrovia do Brasil, inaugurada por Irineu Evangelista de Sousa (o Barão de Mauá) e por Sua Majestade Imperial D. Pedro II, próximos a um bar na atual Av. Santos Dumont, na subida do Viaduto de Bongaba. O bar local é a antiga "casa de turma" que existiu em Cassebú (totalmente descaracterizada), sendo que a estação propriamente dita não existe mais, há muito tempo demolida (o que existe da Estação Cassebú vestigial são dois fragmentos de colunas que já foram utilizados como banquinhos de pedras. Eu, Prof. Gilberto, e três amigos pesquisadores, notamos trilhos da EF Mauá soterrados nas redondezas de Cassebú, alguns no antigo leito ou chumbados próximo a ele.
Sabe-se que Cassebú foi ponta de linha até 1982, quando trens ainda eram vistos fazendo o trajeto Piabetá x Bongaba (de Guia de Pacobaíba até Cassebú, via Bongaba, os trens tiveram o tráfego extinto em 1962, por causa da Rodovia Rio-Magé). Um senhor morador local (ex-ferroviário que nasceu na região) nos confirmou que a Estação Cassebú foi demolida, restando apenas a casa de turma descaracterizada onde hoje é o bar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)