Vestígios da Capela de Sta. Rita da Posse (1766), Xerém/Duque de Caxias



Vestígios remanescentes da Capela de Sta. Rita da Posse (1766), na atual localidade de Sta. Alice, em Xerém/Duque de Caxias, construída pelo colono português Francisco Gomes Ribeiro ("O Moço"), na beira do "Caminho Novo do Pilar ou de Garcia Paes" (1699 - 1704), uma Estrada Real que trazia o ouro proveniente de Minas Gerais até o Porto da Freguesia do Pillar do Iguassu (Igreja de Nsa. Sra. do Pilar, 1696), no antigo Rio Marobay (atual Rio Pilar).
A região onde está situada esta capela colonial pertencia a "Sesmaria do Couto", do colono inglês John Charing. Com o tempo, os habitantes da região se referiam ao local como "lugar do Chérem", dando origem ao 4o. distrito de Xerém. Existem vestígios de um porto na beira do Rio Capivary (a cerca de 300 metros deste ponto), onde embarcações vindas do Pilar podiam chegar na maré alta, evitando o trecho do "Caminho Novo do Pilar" da Igreja do Pilar até esta Capela da Posse.
Esta capela não possui o frontão principal, nem torre sineira e nem uma das laterais, toda em argamassa colonial (pedras, conchas moídas e óleo de baleia). Possivelmente, tinha frontão triangular e torre sineira do lado direito. É uma relíquia colonial relacionada ao Caminho Novo do Pilar ou de Garcia Paes na região de Xerém, em Duque de Caxias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)