Rotunda (girador de locomotivas) da EF Mauá (1854) em Guia de Pacobaíba, Magé


 Esta foi a 1a. rotunda (girador de locomotivas) de trens do Brasil : o girador da Estação Ferroviária de Guia de Pacobaíba (1854, EF Mauá, a 1a. ferrovia do Brasil, inaugurada por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, e por Sua Majestade Imperial D. Pedro II).
Esta rotunda em pedras de cantaria, conchas moídas e óleo de baleia, tinha por função promover o giro das locomotivas (inclusive a "Baroneza", a 1a. locomotiva que rodou no Brasil nesta linha), na reversão ou em manobras ferroviárias na atual Praia de Mauá/Magé. Funcionava como o giro dos ponteiros do relógio (sentido horário e anti-horário), pela força braçal na locomotiva sobre trilhos móveis fixados no centro deste girador, invertendo o sentido dos trens (para a Praia de Mauá ou para a "Raiz da Serra da Estrella", atual Vila Inhomirim/Magé).
Existiu, posteriormente, um TRIÂNGULO DE REVERSÃO num terreno atualmente do outro lado da Estrada de Mauá que serviu para o mesmo propósito até 1962, quando o tráfego ferroviário foi extinto entre a Praia de Mauá até Bongaba, do outro lado da Rodovia Rio-Magé (não existem vestígios deste triângulo de reversão, apenas o terreno gigantesco).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)