Alavanca de mudança de linhas - Estação Guia de Pacobaíba (1854, EF Mauá), Praia de Mauá/Magé


 Vestígios da alavanca de mudança de linhas da EF Mauá, na Estação Ferroviária de Guia da Pacobaíba (inaugurada em 30/04/1854 por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, e por Sua Majestade Imperial D. Pedro II). Esta alavanca manual, assim como os trilhos da EF Mauá e a "Baroneza" o 1o. trem que rodou no Império do Brazil nestes trilhos, foram fabricados na Inglaterra e trazidos pelo Barão de Mauá. A barra da alavanca está corroída e desativada, pelo menos, desde 1962 (ou antes), quando o último trem rodou nestes trilhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)