Vestígios de um possível "engenho" (de farinha ou de açúcar ?) próximo a Estação de Imbariê (antiga Estação Estrella) em mapa de 1896

 





 Pesquisando o mapa "Planta Geral Do Litoral Da Bahia Do Rio De Janeiro" (1896, DNOCS, Eng. Marcelino Ramos da Silva), eu, Prof. Gilberto, encontrei um "engenho" assinalado próximo a Estação Ferroviária de Imbariê (1888, EF do Norte/EF Leopoldina, antiga Estação Estrella), a cerca de 200 metros da Praça de Imbariê, em Duque de Caxias.
O Canal do Anhangá (afluente do Canal da Taquara, ambos retificados no final do século XIX) passa bem ao lado deste engenho vestigial, sendo que, certamente, este engenho (de farinha ou de açúcar ? - "irei pesquisar sobre isto futuramente") pode ser do século XVII ou XVIII, baseado nos outros engenhos encontrados nesta região da antiga "Freguesia de Inhomirim" (1677-1846), muito anterior ao surgimento da "Villa de Estrella" (1846-1891), como a "Casa de Farinha Sta. Teresa" (1670), na atual Bongaba/Magé. É possível que existam vestígios de alicerces deste engenho no subsolo de alguma das casas ao redor da Praça de Imbariê, na direção do Canal do Anhangá.

Comentários

  1. Excelente registro histórico da baixada fluminense! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho de pesquisa e respectiva divulgação. Penso que é exatamente essas ações que nos trarão à Luz da História tantas histórias que nos são escondidas . . . sabe-se lá o motivo rsrsrsrs
    Henrique Luiz opturistico@yhaoo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porto da Estrella (1590-1891), antiga "Villa de Estrella" (1846-1891), atual Pq. Estrela/Magé

Vestígios do leito do Ramal São Bento x Ambaí (1968-1988) no Lote XV, divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias

Vestígios da Fazenda do Mosquito (1702-1838), Ilha do Morro Grande, Cabo do Brito (limite entre Jd. Ana Clara/Duque de Caxias e Ipiranga/Magé)